Nos procedimentos cirúrgicos do intestino, por vezes é necessário o desvio do trânsito intestinal e a criação de um estoma, que é uma abertura ou “boca” feita cirurgicamente no abdome, desviando o trânsito normal do conteúdo intestinal. Vários fatores podem contribuir para construção de um estoma, como câncer de cólon, reto ou bexiga; doença inflamatória intestinal (DII); ferimentos penetrantes e outros traumas no abdome.
A colostomia, portanto, é a exteriorização de uma porção do intestino grosso através da parede abdominal, para desviar o trânsito intestinal. A localização da colostomia vai depender da porção do intestino afetada, ou em função da melhor localização no abdome, quando o objetivo é desviar as fezes de uma lesão na região perianal. Dependendo da causa o estoma pode ser temporário (tem a possibilidade reconstruir o trânsito intestinal) ou definitivo. O médico esclarecerá qual o tempo de permanência do seu estoma.
A partir da confecção da colostomia será perdido o controle esfincteriano, portanto o conteúdo eliminado do seguimento intestinal será contínuo através de uma bolsa discreta aderida ao abdome. Existem diversos modelos de bolsas coletoras.
Os tipos de bolsa de colostomia
Cada paciente tem uma necessidade, adaptadas ao estilo de vida e rotinas, por este motivo existem diferentes modelos de bolsas de colostomia, e é importante escolher a que melhor se adapte ao dia a dia. Os principais tipos são:
Drenável: fabricada em material resistente para garantir maior durabilidade e tempo de uso, é o modelo ideal para a maioria dos casos. Conta com uma abertura na qual é possível esvaziar o conteúdo de seu interior.
Não drenável: trata-se de uma bolsa de colostomia descartável, geralmente encontrada em modelos lacrados, impossibilitando a abertura para limpeza e a reutilização.
Peça única: contém em um mesmo item tanto a bolsa quanto a sua placa, que tem a função de manter a pele ao redor do estoma protegida. Possui um valor mais baixo, porém uma durabilidade menor.
Duas peças: mais duráveis que a anterior, esse modelo conta com um coletor plástico à parte, usado para encaixar na placa colada junto ao abdômen. Possibilita a retirada das partes internas da bolsa para higienização, além de oferecer uma proteção adicional para o estoma.
Transparente: é possível ver o conteúdo armazenado pela bolsa, o que facilita para acompanhar o enchimento da bolsa e, também, avaliar o aspecto das fezes (qualquer pequena alteração é percebida já no início).
Opaca: é o modelo ideal para aqueles que preferem que o conteúdo da bolsa não fique visível. O plástico é de cor bege, impedindo o contato visual com as fezes.
Quais os cuidados com a higiene?
Existem alguns cuidados básicos, porém de grande importância, que podem auxiliar a rotina de quem precisa administrar o uso da bolsa coletora. Conheça alguns deles:
- higienizar a pele periestoma, ou seja, ao redor do estoma, com uma gaze com água morna;
- pode-se usar sabonete para retirar os resíduos e desengordurar a pele;
- medir o estoma com uma régua (há réguas circulares especiais para mensurar o estoma) com extrema exatidão;
- transpor as medidas para a o papel da placa da bolsa de colostomia e recortar. É fundamental que não se deixe pele exposta entre a colostomia e o recorte na placa da bolsa de colostomia;
- encaixar adequadamente a bolsa ao estoma, pressionando bem a placa de resina para que cole muito bem à pele;
- deve-se trocar a base adesiva ou a bolsa quando houver infiltração do efluente fecal sob a placa de resina, ou quando esta estiver descolando;
- há no mercado barreiras de resina sintética para se proteger a pele quando necessário.
Dúvidas como fazer a instalação da bolsa? Este vídeo pode te ajudar.
Vai passar por uma ostomia ou já realizou e quer consultar matérias que podem te ajudar no dia a dia? Indicamos que consulte o conteúdo de um dos nossos fornecedores: a Convatec. Lá os profissionais de saúde também encontram informações para apoio ao paciente.
Caso precise adquirir bolsa de colostomia ou produtos para cuidados, visite nossa loja on-line ou fale com nossa equipe pelo WhatsApp.