Na praia ou na piscina, você se besunta de protetor solar. Mas aí, vai para casa e percebe que a pele, embora não esteja vermelha, está ressecada e com manchas. Isso acontece porque, segundo estudos da Universidade de Yale, o sol continua a agir na pele por até três horas depois da exposição solar.
Abaixo, dermatologistas enumeram dez cuidados que devemos ter com a pele no pós-praia:
1) TOME BANHO FRIO: segundo a dermatologista Juliana Piquet, o sal na pele reflete e aumenta, pela reflexão, os raios solares, o que desidrata o tecido. O banho retira o sal e ajuda a resfriar imediatamente a pele.
2) BEBA LÍQUIDOS: água, água de coco, sucos, e até comer frutas frescas. “Eles ajudam a reidratar a pele ao repor os eletrólitos eliminados com o suor”, explica Juliana.
3) BORRIFE ÁGUA TERMAL: “além de ajudar a hidratar, ela tem propriedades calmantes e cicatrizantes e ajuda a resfriar a pele”, afirma Juliana Piquet.
4) APLIQUE ANTIOXIDANTES (resveratrol, vitamina C, phloretin, ácido ferulico): imediatamente após a exposição solar, como uma tentativa de impedir que os radicais livres gerados pela ação dos raios ultravioleta lesem o material genético da célula.
5) ÓLEO DE AMÊNDOAS: “a ação do sol tende a ressecar a pele, por isso é importante já iniciara a hidratação no banho”, explica a dermatologista Karla Assed. Ela recomenda passar o óleo com a pele ainda molhada, não remover com água e secar em seguida a pele.
6) HIDRATANTES: eles suavizam inflamações causadas por queimaduras do sol. Segundo Karla Assed, podem conter substancias como ureia, semente de uva, aloe vera, camomila.
7) CUIDADO COM O CONDICIONADOR: “use condicionador apenas nos fios, evitando deixar atingir o couro cabeludo, pois no verão ele já tende a ficar mais oleoso”, indica Karla Assed.
8) CONTENHA-SE: “Quando você se queima, podem aparecer bolhas na pele e ocorrer descamação – não as estoure ou puxe a pele, pois pode ferir o local, e manchar”, diz Karla Assed.
9) INVISTA EM FOTOPROTETORES ORAIS: eles são ideais para redobrar a proteção e aumentam a resistência da pele ao sol. “Eles não substituem o filtro, somente atuam como coadjuvantes e funcionam como uma complementação para pessoas que possuem uma resistência menor à radiação”, afirma a dermatologista Vanessa Metz.
10) USE ROUPAS DE ALGODÃO: “Acredite se quiser, as roupas podem influenciar na manutenção do bronzeado e nos cuidados com a pele. Peças de algodão e de cores claras são as mais indicadas, tanto para manter a cor como para proteger da radiação solar. Além disso, como a pele fica sensível no pós-sol, é bom evitar o uso de roupas grossas e apertadas, que podem causar atrito, provocar machucados, ardência e deixam a pele manchada”, finaliza Vanessa Metz.
Fonte: O Globo