O Dia do Idoso é celebrado internacionalmente em 1 de outubro. No Brasil, a data marca a publicação do Estatuto do Idoso, que tem por objetivo promover a inclusão social, estabelecendo e assegurando os direitos das pessoas na terceira idade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 600 milhões de idosos em todo o mundo e a expectativa é que até 2025 este quantitativo dobre. Hoje, um dos principais desafios é conseguir que eles envelheçam com mais saúde e qualidade de vida.

Manter bons hábitos alimentares, praticar atividades físicas, dormir bem e ser sociável são práticas que estimulam melhoras na saúde e garantem bem-estar cognitivo, físico e emocional do idoso. Além disso, elas diminuem o risco de doenças, aumentando a longevidade e disposição.

Fazer exames de rotina também é fundamental para garantir a saúde. Por isto, é importante estimular jovens e adultos a terem hábitos saudáveis desde cedo e cuidarem de si, uma vez que a população mundial está cada vez mais velha.

Share This