Hoje, 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes. A data alerta para a conscientização e prevenção da doença que atinge mais de 13 milhões de brasileiros, o equivalente a 6,9% da população.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD, a expectativa é de que o número de casos aumente nos próximos anos. A prevenção pode ajudar a evitar complicações com a doença, portanto é importante estar atento à sintomas como sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, muita vontade de urinar, visão embaçada, má cicatrização, cansaço inexplicável, falta de concentração, vômitos e dores estomacais. Essas características são mais comuns no Diabetes Tipo 1 e surgem de maneira repentina, mas também podem ser reconhecidas, com menos evidência, no Tipo 2 (nas crianças, esses sintomas podem ir de moderados à ausentes).

Entre os cuidados essenciais que o diabético precisa tomar para viver bem, é fundamental manter uma dieta balanceada, rica em fibras e nutrientes. Além disso, também é necessário fazer medições de glicemia, praticar exercício físico regularmente e não esquecer de tomar os medicamentos receitados pelo médico. Não seguir essas recomendações pode aumentar consideravelmente a probabilidade de complicações graves.

Sobre a doença

O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o corpo não consegue empregar adequadamente ou não produz insulina. O diagnóstico pode ser realizado através de exame de sangue ou pelo teste de glicemia.

Share This