O dia 29 de setembro é considerado o Dia Mundial do Coração, uma data simbólica que tem por objetivo promover a conscientização sobre problemas cardiovasculares, fatores de risco para a doença, e incentivar a adoção de um estilo de vida mais saudável, bem como cuidados gerais para manter a boa saúde do coração.

Segundo o Ministério da Saúde, em média 300 mil pessoas sofrem infarto agudo no miocárdio por ano, 30% desses casos são fatais. Falta de ar, dores como aperto, queimação ou pontadas no tórax e formigamento, são alertas para procurar imediatamente um cardiologista. Hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, histórico familiar e problemas na tireoide também estão ligados à problemas cardiovasculares.

A melhor maneira de se prevenir é fazer exames regulares com o cardiologista, principalmente nos casos citados anteriormente. Vale lembrar que aderir a um estilo de vida mais saudável também é fundamental para garantir o bom funcionamento do coração. Exercícios físicos e alimentação balanceada reduzem os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e trazem vários benefícios, como melhoras no humor e na disposição.

Descobrir uma doença cardiovascular precocemente aumenta as suas chances de tratamento e controle. Por isto, esteja sempre atento aos sinais do seu corpo, realize exames de rotina e mantenha hábitos saudáveis. Conscientize-se.

Share This